Boletim Brasileiro de Educação Física
http://boletimef.org

 Pesquisa personalizada

| 日本語 | Ελληνικά | Català | Deutsch | English | Español | Français | Italiano | Nederlands |
 
  Quem somos
  Fórum
  Boletim
  Biblioteca Digital
  Currículos
  Links
  Lançamentos
  Eventos
  Contato
  Assinatura
 
 
  Acompanhe o
  BoletimEF no:
Acompanhe as últimas notícias do BoletimEF no Twitter
Participe da comunidade do BoletimEF no Orkut
 
 -Assinatura
Cadastre seu e-mail para receber gratuitamente o Boletim
 
 -Apoio
CBCE
EEFD/UFRJ
 
 

O futebol como uma prática psicomotora em crianças de 4 a 8 anos

Como citar este trabalho:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro. O futebol como uma prática psicomotora em crianças de 4 a 8 anos. 2002. 36 f. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2002.
> Resumo  
Através dos séculos , os jogos com bola (notadamente os praticados com os pés ) são utilizados em forma de brincadeira ou lazer, por muitos povos mundo afora.

É por isso que esta atividade fascina tanto adultos, jovens e crianças , sendo uma atividade de fácil entendimento e, além de tudo, qualquer pessoa joga. Basta ter uma bola (seja ela de couro, borracha, papel, plástico, imaginária, de qualquer tamanho e material), algum objeto para delimit ar o local onde se marcará os pontos (no futebol se chamamos de gol), um espaço (delimitado ou não) e um corpo.

Logo, objetivo de estudo deste trabalho será realizar uma comparação entre o desenvolvimento psicomotor e os fundamentos técnicos do desporto futebol em crianças de 4 a 8 anos, através de uma atividade prática.

Nos 1o e 2o capítulos , serão conceituados o desenvolvimento psicomotor da criança e suas respectivas áreas psicomotora que são trabalhadas no futebol. No terceiro capítulo, conceituo os fundamentos técnicos considerados básicos para o futebol, tais como o passe, o chute, o drible e a finta , o domínio, recepção e condição da bola no espaço de jogo e a marcação. O quarto capítulo, é realizado uma comparação entre o desenvolvimento psicomotor da criança com idade entre os 4 e 8 anos e a prática do futebol, considerando o seu conhecimento das regras do esporte e o seu deslocamento no espaço.

Pretensão deste trabalho, proporcionar aos profissionais da área, um auxílio para mostrar-lhes que o futebol ajuda e muito no desenvolvimento psicomotor, tanto de crianças e jovens , tanto como de adultos e idosos, apesar de muitos professores não terem a noção exata que existe esta prática psicomotora nesta atividade corporal.
 

Download do trabalho completo






 
 
Copyright© 2001-2014 Boletim Brasileiro de Educação Física BoletimEF - Home Topo